sábado, 30 de junho de 2012

10 Razões porque devo participar da Escola Bíblica Dominical


Por Renato Vargens

Um dos grandes problemas enfrentados pela igreja evangélica brasileira é o fraco ensino bíblico, e isso se deve em parte ao abandono da Escola Bíblica Dominical.

Pensando nisso e entendendo a gravidade do tempo que vivemos resolvi escrever 10 razões porque devemos participar da EBD de nossas igrejas:

1. Por causa do amor a Cristo e sua Palavra. (Jo 14.21)

2. Porque é dever do cristão crescer no conhecimento de Deus através do ensino saudável das Escrituras.

3. Para que não sejamos enredados pelas heresias e desvios doutrinários do nosso tempo. (Mt 22.29)

4. Porque a igreja se desenvolve de forma relacional, comunitária e intelectual através do estudo sistemático da Palavra de Deus.

5. Porque o ensino da Palavra de Deus proporciona a elevação do nível de maturidade da igreja local.

6. Porque a Escola Bíblica Dominical é um excelente meio para evangelização de amigos e familiares.

7. Porque a Escola Bíblica Dominical é um lugar propício para a descoberta, crescimento e capacitação de novos ministérios.

8. Porque a Escola Bíblica Dominical fortalece a família promovendo o entrelaçamento dos relacionamentos familiares.

9. Porque o estudo sistemático da Palavra nos desperta a uma vida de santidade.

10. Porque a Escola Bíblica Dominical é uma profícua fonte de avivamento e despertamento espiritual para a igreja.

Pense nisso!

Renato Vargens

terça-feira, 19 de junho de 2012

Porque você precisa estudar teologia?



Palavras como teologia e doutrina têm conotações negativas para muitos cristãos. Isto é uma grande tragédia, pois acredito firmamente que todo cristão precisa estudar teologia em algum momento de sua caminhada cristã. Em nenhuma ordem em particular, aqui vão cinco razões de porque você precisa estudar teologia, e possivelmente algumas delas você não tenha considerado antes. 
 
1. Você já é um teólogo.
Por que você precisa estudar teologia? Porque teologia não é uma coisa que apenas o professor de teologia tem – todos nós cremos em alguma coisa sobre Deus e, portanto, somos teólogos à nossa própria maneira. No entanto, o que precisa ser questionado é se o que você crê é correto, e o estudo da teologia pode ajudar a responder essa pergunta.

2. Seu amor por Jesus é intrisicamente ligado com seu conhecimento de sua Palavra.
Por que você precisa estudar teologia? Porque Jesus disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14.15). Ouvi alguém dizendo que o certo cristão pode não ser grande teologicamente, mas estava tudo bem porque ele realmenteamava Jesus. Entretanto, Jesus diz que se nós o amamos, obedeceremos o que ele ordena. Como nós podemos obedecê-lo se nós não vamos à sua Palavra para conhecer corretamente seus mandamentos?

3. Sua doutrina determinará como você vive.
Por que você precisa estudar teologia? Porque o que você acredita (sua doutrina) determinará como você vive (sua prática). Isto pode ser visto em sua vida cotidiana. Se você acredita que alguma coisa é venenosa, você simplesmente não a bebe. Similarmente, suas crenças sobre Deus e sua Palavra determinam como você vive dia a dia. Por exemplo, se você acredita que Deus fala somente através de sua Palavra então você a estudará diligentemente. Entretanto, se você acredita que Deus fala através de impressões e coisas parecidas, então você procurará por aquela pequena voz silenciosa. O exemplo acima drasticamente muda como uma pessoa procurará encontrar a vontade de Deus para sua vida, e ilustra porque você precisa estudar teologia.

4. Suas afeições determinarão o que você estuda.
Por que você precisa estudar teologia? Porque onde suas afeições estão colocadas determinará o que você gastará tempo estudando. Se seu hobby é fotografia você desejará estudar o assunto para saber como melhorar suas fotografias e aumentar seu amor e apreciação por esse passatempo. Da mesma forma, se você é cristão e sua afeição principal está sobre Deus, por que você não desejaria estudar a Palavra para aumentar seu amor e apreciação por ele e sua Palavra?

5. Sua humildade depende disso.
Por que você precisa estudar teologia? Porque sem estudar teologia, é possível que você pense muito bem sobre você, mas não bem o bastante de Deus. Se é verdade que o conhecimento incha (1 Coríntios 8.1), as Escrituras, pelo contrário, quando corretamente entendidas e aplicadas, darão a você, por exemplo, o conhecimento da depravação e miserabilidade humana diante de Deus, e também darão conhecimento da magnificência, santidade, soberania e graça de Deus, o que somente pode servir para levar um verdadeiro convertido a ajoelhar-se em humildade.
Possa Deus ser glorificado quando você estudar teologia, com o desejo de saber mais sobre sua revelação especial ao homem.


Autor: Nathan W. Bingham
 
 

sábado, 16 de junho de 2012

maravilhosa história de William Wilberforce


A vida de William Wilberforce é a história de como a perseverança e a fé de um homem mudaram o mundo. Líder do movimento abolicionista britânico, o filme mostra a luta épica para criar a uma lei com o objetivo de acabar com o tráfico negreiro. Durante esta jornada, Wilberforce encontra oposição intensa dos que acreditavam que a escravidão estava diretamente ligada à estabilidade do império britânico. Em seus amigos, incluindo John Newton, um ex-capitão de navio negreiro que compôs o famoso hino Amazing Grace, encontrou suporte para continuar lutando pela causa.

Um filme maravilhoso que retrata a história de um grande herói da fé.

 Recomendo a todos!

Renato Vargens
 
 

Jornada pela Liberdade - Amazing Grace - Dublado

 

Aviva Missões

Aviva Missões : Projeto Alegria e Força

Este projeto tem com objetivo evangelizar através de esporte, dança, teatro e formação de sustentabilidade.
O lema do projeto é dar cartão vermelho para o álcool, drogas e delinquência em Angola.

Mas diante das necessidades da comunidade, já nesta segunda quinzena de Junho será iniciado a primeira fase do Projeto com um curso de formação de culinária sustentável, em que as alunas aprenderão cozinhar bolos, salgados, sonhos, pães e outros.
O objetivo do curso é alcançar mulheres alcoólatras, com dificuldades em encontrar emprego por causa do analfabetismo, como também ajudá-las a ter um meio de aumentar a renda familiar. Através deste curso a Missionária Edna terá a oportunidade de também ministrar o amor de Deus, libertação e salvação às alunas.
Para a realização deste projeto ainda faltam alguns equipamentos,como: fogão, gerador, utensílios de cozinha, manutenção para os professores e transporte.
O curso terá uma duração de três meses, e na primeira etapa irá alcançar 25 mulheres.
Apesar do empenho da Missionária Edna e todos da equipe, este projeto está sendo desenvolvido com muita dificuldade.

Você pode ajudar!

Infelizmente não é viável o envio desses equipamentos, pois o transporte ficaria muito mais caro o valor dos mesmos. No entanto, você pode ajudar a Missionária Edna através das ofertas do MISSIONÁRIO MANTENEDOR.

Faça já a sua inscrição!!!

Envie um email para: mantenedor.avivamissoes@gmail.com


Custos

Fogão U$ 180,00;
Gerador U$ 450,00;
Utensílios U$ 130,00;
Transporte para os três meses U$ 450,00;
Total 1.110,00 Dólares.

Motivos de Oração

- Por recursos financeiros;
- Por libertação das alunas, pois parte delas tem problemas com álcool;
- Pela saúde da missionária Edna Costa;
- Por mais estratégias para alcançar o povo angolano.

Fonte :Aviva Missões

terça-feira, 12 de junho de 2012

Vai passar o dia dos namorados sozinha? E agora?

Por Renato Vargens

"Não acredito! Vou passar mais um dia dos namorados sozinha? Puxa, será que não vou desencalhar?"

Pois é, foi exatamente isso que uma jovem de vinte poucos anos me disse. Para ela, o fato de não ter um namorado no dia dos namorados era uma grande tragédia.

Caro leitor, quantos não são aqueles que como essa moça encontram-se angustiados?  Na verdade, ouso afirmar que não são poucos os que acreditam que o caminho da felicidade encontra-se num namoro feliz.

Ora, não sejamos simplistas, é claro que o jovem sonha com o par perfeito, com carinhos, afagos, afetos e expressões elogiosas do tipo "eu te amo, te desejo, ou quero viver com você por toda vida."

Pois bem, a luz desse contexto, gostaria de fazer de Abraão um exemplo pedagógico, senão vejamos:
O Senhor semeou no coração de Abraão a visão de uma família e de uma descendência que abençoaria nações inteiras, todavia, ele não se deu conta que entre o nascimento e a concretização do sonho existe um hiato, cujo tempo nem sempre é aquilo que gostaríamos que fosse.

Então, com a semente criando raízes em seu coração, Abraão sentiu-se desafiado a mudar o rumo de sua história. Na verdade, depois de encontrar-se com o Senhor, Abraão passou a enxergar a vida de forma diferente, isto porque, fora tomado pela visão de uma nova terra. Esta visão, por conseguinte, fez com que muitos sonhos encontrassem espaço em seu coração. 

Prezado amigo, por acaso você já se deu conta que os sonhos sempre nos impulsionam, nos enchem de desejos e vontade de lutar? Ora, quando Deus planta sonhos em nossos corações, parece que a vida que antes era gélida, sem graça e sem cor se transforma numa efervescente primavera onde tudo são flores e alegria. Este sentimento de efusão faz com que sejamos tomados por um forte entusiasmo. Foi isto o que aconteceu com Abraão. Lá estava ele levando a sua vidinha numa repetitiva mesmice como um cidadão comum em Ur dos Caldeus, até que mediante a maravilhosa graça do Senhor pôde desfrutar da presença amorosa do único e verdadeiro Deus. Esta experiência proporcionou a Abraão uma radical mudança no seu modo de pensar, viver e agir. Deus tinha falado com ele, semeando em sua alma o sonho de abençoar nações. Devido a esta experiência, em vez de permanecer em sua cidade servindo a outros deuses, Abraão sentiu-se impulsionando a andar, caminhar, percorrer a terra, ir aonde Deus assim quisesse.

Quero afirmar-lhe que quando Deus planta sonhos no coração de quem quer que seja, este se sente incentivado e motivado a acreditar que vale a pena percorrer qualquer distância para alcançar aquilo que Deus de antemão preparou para ele. Entretanto, como falei anteriormente, nem sempre a distância entre o nascimento e a concretização do sonho se dá de modo rápido como gostaríamos que fosse.

Deus fez a seguinte promessa a Abraão: “De ti farei uma grande nação...” (Gn 12:02). Com certeza, esta promessa motivou-o a sair de sua cidade, e de sua parentela e ir pra aonde Deus o quisesse enviar. Contudo, é importante que não esqueçamos que até então, Sara sua esposa, estava impossibilitada de ter filhos, pois era estéril.

Talvez ao ouvir Abraão contar a sua experiência com os anjos do Senhor, e como de forma tão clara Deus havia se manifestado, Sara tivesse sido tomada pela expectativa de que, no ano seguinte estaria com o seu filho no colo. Entretanto, a Bíblia nos afirma que não foi assim que as coisas aconteceram. Pelo contrário, o tempo passou e a cada ano, além do aparente tempo perdido, Sara esmorecia diante da impossibilidade de seu sonho se transformar em realidade.

Foram necessários aproximadamente 25 anos para que o sonho se cumprisse nas vidas de Abraão e Sara. Ora, não são poucas as vezes que o sonho de uma família saudável, de um cônjuge abençoado, ou de um trabalho promissor o demora em se cumprir na vida da gente. Quantas vezes nos sentimos abatidos, ou desanimados diante das circunstâncias que teimam em nos afirmar que os nossos sonhos na verdade não passam de devaneios da alma? Diante disto, quero incentivá-lo a depositar aos pés do Senhor suas expectativas e ambições na certeza de que aquele que começou a boa obra em sua vida no tempo certo há de terminá-la.

Lembre-se: Deus está no controle de todas as coisas! E Ele sabe o tempo certo, para transformar seus sonhos em realidade, portante, espere e confie no Senhor.

Pense nisso!

Renato Vargens

segunda-feira, 4 de junho de 2012

DIP

Por Amanda Gomes


Dia da igreja perseguida

“Então sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do Meu Nome”
 Mateus. 24.9

Nos dias atuais, ainda nos deparamos com notícias de irmãos em Cristo que veem sofrendo perseguições em vários países no mundo. Na maioria das vezes a falta de leis abre espaço para o crescimento do fanatismo religioso, isto leva muitos países a não possuir liberdade religiosa.

Mas em tudo damos graças, assim como nos ensina Paulo, pois a igreja tem proclamado o evangelho da cruz, que para muitos é loucura, mas para nós é poder de Deus para salvação. Os soldados, nossos queridos evangelistas, missionários e pastores e irmãos em Cristo, já não têm suas vidas por preciosas, mas o evangelho por precioso.


A igreja perseguida nos convida para participamos juntos dessa batalha, para que com ela nos céus venhamos nos alegrarmos com os frutos. 

Não deixe de orar, contribuir e se possível ir.

“Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmo também no corpo.”
Hebreus 13.3