segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cuidado! Não esqueça o principal

Por Renato Vargens

Conta a lenda, que certa vez uma mulher pobre com uma criança no colo, ao passar diante de uma caverna, escutou uma voz misteriosa que lá de dentro dizia: "Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não esqueça o principal. Lembre-se porém de uma coisa: depois que você sair, a porta se fechará para sempre! Portanto, aproveite a oportunidade, mas não esqueça o principal..." A mulher entrou na caverna, e lá encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar ansiosamente tudo o que podia em seu avental. A voz misteriosa então, falou novamente: "Você só tem oito minutos." Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou... Lembrou-se então, que a criança ficara lá dentro e que a porta estava fechada para sempre! A riqueza durou pouco, e o desespero durou para toda a vida. 

Pois é, o mesmo acontece às vezes conosco. Temos muitos anos para vivermos neste mundo e uma voz sempre nos adverte: "Não esqueça o principal!" E o principal são os valores espirituais, a oração,a vigilância, a família, os amigos, a vida! Mas a ganância, a riqueza, os prazeres materiais nos fascinam tanto, que o principal vai ficando sempre de lado... Assim, esgotamos o nosso tempo aqui e deixamos de lado o essencial: “Os tesouros da alma”.

Caro leitor, a luz deste pequeno conto gostaria que você respondesse para si mesmo dizendo o que o dinheiro tem significado para você?

Lembre-se que lamentavelmente por amor ao dinheiro, muita gente tem negociado seus valores, vendido a moral e abandonado a família e não são poucos que em virtude disto tem perdido seu lar e seus filhos.

Pense nisso!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Apesar do vento forte, em Cristo temos um porto seguro.


Por Renato Vargens

No século XVI, uma caravela portuguesa perdeu-se no oceano Atlântico. O vento forte tornava a situação ainda mais ameaçadora. Parecia que o mar ia engolir a embarcação. O capitão, no entanto, erguendo os olhos para as velas infladas, acalmou a tripulação já prestes a entrar em pânico: - Nada precisamos temer. Esses ventos nos levarão a um porto seguro. Ao sentirem o forte vento bater-lhes no rosto, os marinheiros foram tomados por um misto de confiança e tranqüilidade. A imensidão do mar não mais os assustava. Passados uns poucos dias, alegres gaivotas já anunciavam a proximidade de terra firme. Lá estava o porto seguro!

Caro amigo, por acaso você já percebeu que assim como aqueles marinheiros algumas pessoas sem sentem perdidas? Talvez você esteja vivenciando momentos de extrema inquietação, onde o coração esteja mergulhado num poço de aflição e ansiedade. Isto posto, gostaria de incentivá-lo a nutrir o coração da certeza de quem ainda que os ventos estejam sobrando fortemente contra a sua existência e família, Deus mantêm-se está no controle de todas as coisas.

As Escrituras Sagradas nos ensinam que Deus é absolutamente Soberano. Como o Deus Todo-poderoso, Ele governa o mundo. Ele é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Altíssimo Deus. A Ele pertence todo poder e toda autoridade para fazer o que lhe agrade em cima nos céus e em baixo na terra. O mundo e tudo que nele há é o Seu mundo. Toda criatura é controlada por Sua soberana vontade e poder. Diante disto, lhe exorto a jamais desanimar, antes pelo contrário, nutra o seu coração de fé na certeza de que aquele que começou a boa obra em sua vida, o levará em segurança a um porto seguro.

Pense nisso!
Fonte: Renato Vargens

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O bebê crente e o bebê ateu


No ventre de uma mulher grávida, dois bebês estão tendo uma conversa. Um deles é crente e outro ateu.

O Ateu: Você acredita na vida após o nascimento?

O Crente: Claro que sim. Todo mundo sabe que existe vida após o nascimento. Nós estamos aqui para crescer fortes o suficiente e nos preparar para o que nos espera depois.

O Ateu: Bobagem! Não pode haver vida após o nascimento! Você pode imaginar como seria essa vida?

O Crente: Eu não sei todos os detalhes, mas acredito que exista mais luz, e talvez a gente caminhe e se alimente lá.

O Ateu: Besteira! É impossível andarmos e nos alimentarmos! É ridículo! Nós temos o cordão umbilical que nos alimenta. Eu só quero mostrar isso para você: a vida após o nascimento não pode existir, porque a nossa vida, o cordão, já é demasiado curta.

O Crente: Eu estou certo de que é possível. Ela será um pouco diferente. Eu posso imaginá-la.

O Ateu: Mas não há ninguém que tenha voltado de lá! A vida simplesmente acaba com o nascimento. E, francamente, a vida é apenas um grande sofrimento no escuro.

O Crente: Não, não! Eu não sei como a vida após o nascimento será exatamente, mas em todo caso, nós encontraremos nossa mãe e ela cuidará de nós!

O Ateu: Mãe? Você acha que tem uma mãe? Então, onde ela está?

O Crente: Ela está em toda parte à nossa volta, e nós estamos nela! Nós nos movemos por causa dela e graças a ela, nós nos movemos e vivemos! Sem ela, nós não existiríamos .

O Ateu: Bobagem! Eu não vi nenhuma mãe semelhante; portanto, não existe nenhuma.

O Crente: Eu não posso concordar com você. Na verdade, às vezes, quando tudo se acalma, nós podemos ouvi-la cantar e sentir como ela acaricia o nosso mundo. Eu acredito fortemente que a nossa vida real começará somente após o nascimento. Eu creio!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Missão Portas Abertas realiza seminário sobre a Igreja Perseguida na 14ª Consciência Cristã

Todos os dias notícias como essa pode ser lida no site da Organização Missão Portas Abertas (http://www.portasabertas.org.br): ”Cristã Somali é açoitada em público- Uma cristã somali, ex-muçulmana, foi levada para uma via pública, onde foi açoitada como punição por ela acreditar em uma “religião estrangeira”, o cristianismo,... “

Para informar à Igreja Brasileira sobre a realidade de Perseguição aos Cristãos, sobretudo às mulheres, a 14ª Consciência Cristã terá um espaço reservado para essa temática no 4º Seminário Paraibano Sobre a Igreja Perseguida, que acontecerá de 19 a 21 de fevereiro deste ano.

O evento terá ministrações da Coordenadora do Ministério Mulheres do Caminho (Women to Women), da Missão Portas Abertas no Brasil em São Paulo-Elizabeth Banov. Ela já esteve em Cuba e no Oriente Médio buscando entender como vivem as mulheres em países intolerantes com o cristianismo. O papel da mulher cristã em uma comunidade sob perseguição; A mulher no Islamismo: liberdade ou aprisionamento? E O papel da mulher na defesa da liberdade religiosa no Brasil, serão os temas trabalhados no Seminário.

A participação no 4º Seminário Paraibano Sobre a Igreja Perseguida é gratuita e aberta para o público em geral. Mais informações podem ser obtidas no site da Consciência Cristã: www.conscieciacrista.org.br ou através do telefone: (83) 3342-4654.

A Organização Missão Portas Abertas trabalha em favor dos Cristãos Perseguidos, em um ministério interdenominacional. Mais informações sobre as ações deles podem ser acessadas no site da Missão: http://www.portasabertas.org.br.
Veja abaixo a Programação do 4º Seminário Paraibano Sobre a Igreja Perseguida:

DOMINGO: 19/02/2012

SEMINÁRIOS DA TARDE:
Palestra 024º Seminário Paraibano sobre a Igreja PerseguidaLocal: Teatro Rosil CavalcanteHorário – das 15h às 16h10Palestrante: Elizabeth Banov – Portas Abertas/SPTema: O papel da mulher cristã em uma comunidade sob perseguição.

SEGUNDA: 20/02/2012
SEMINÁRIOS DA TARDE:
Palestra 034º Seminário Paraibano sobre a Igreja PerseguidaLocal: Teatro Rosil CavalcanteHorário – das 15h às 16h10Palestrante: Elizabeth Banov – Portas Abertas/SPTema: A mulher no Islamismo: liberdade ou aprisionamento?


TERÇA: 21/02/2012
SEMINÁRIOS DA TARDE:
Palestra 034º Seminário Paraibano sobre a Igreja PerseguidaLocal: Teatro Rosil CavalcanteHorário – das 15h às 16h10Palestrante: Elizabeth Banov – Portas Abertas/SPTema: O papel da mulher na defesa da liberdade religiosa no Brasil.


13/1/2012
Fonte: Redação

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

NEM “DE MAIS” E NEM “DE MENOS”

NEM “DE MAIS” E NEM “DE MENOS”

“Respondeu Jesus e disse-lhe: O que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois” (João 13.7).
Dizem os mais experientes na arte de escrever que a parte mais difícil de uma redação é a correta adequação do conteúdo a um título que contemple toda a mensagem a ser transmitida e a comunique para despertar a atenção do leitor. Acho que hoje vai ser diferente, pois o Espírito Santo “sussurrou” ao meu ouvido o título que, estranhamente, apresenta a Palavra Pastoral desta semana.
Então vamos em busca daquilo que podemos aprender desse evento marcante, no convívio de Jesus com os discípulos. Em primeiro lugar essa “ilustração” extraída do cotidiano daqueles homens visava instruí-los, por meio do exemplo do Senhor, acerca da prontidão para o serviço cristão. Mas acho que serve também para nosso crescimento em outra temática muito pertinente na vida cristã: a “MODERAÇÃO”. Não me ative a dicionários, entenda aqui moderação como a prontidão espiritual para fazer o que é da vontade de Deus. Isso é realmente importante, porque o texto registra o diálogo entre Jesus e Pedro e denuncia a falta dessa virtude neste. Isso pode ser deduzido a partir das palavras de sua boca. Primeiro Pedro se esquiva de fazer a vontade de Deus e diz: “Nunca me lavarás os pés”. Isso é que o acontece freqüentemente conosco, não somos tão superiores a Pedro quanto queremos ser. Muitas vezes não queremos do jeito de Deus, queremos “de uma outra forma”. E não raro dizemos “nunca” para Deus de uma forma precipitada. Num segundo momento, ainda renitente mas com um entusiasmo exagerado que é característico de quem não compreende a vontade de Deus, Pedro tagarela: “Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça”. Você consegue ver o exagero nas palavras de Pedro? Então agora deve tratar de reconhecer as muitas situações onde se comporta de modo semelhante. Vez por outra também manifestamos arroubos de vontade mal pensados. Dizemos que faremos tal e tal coisa para Deus para logo perceber que “falamos mais do que a boca”. É irmãos, há muitas áreas de nossa espiritualidade a serem refletidas. Que bom que o Senhor tem se mostrado longânimo para conosco, querendo nos aperfeiçoar em Cristo. Mas, vamos facilitar as coisas, vamos buscar conhecer mais de perto a vontade de Deus. É importante aprendermos acerca da moderação. Ela produz o equilíbrio que nos dará senso de segurança para permaneceremos firmes frente às adversidades da vida. Tudo isso para “não ficarmos aquém e nem tampouco irmos além” quando o que está em questão é obedecer “de pronto” aos direcionamentos do Deus que nos encarrega de fazer a sua vontade. Finalizo com a palavra de recomendação de Paulo aos cristãos em Filipos: “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor” (Fp 4.5)
Pr. Reginaldo Queiróz.
Calendário 2012

Janeiro
14                           Reunião Ordinária Conselho do Campo
15                           Reunião de Planejamento Anual e Confraternização
20                           Acampadentro Jovens                           

Fevereiro
10, 11 e 12              Visita as CONGREGAÇÕES DO RN
18 a 21                    Consciência Cristã
24 e 25                 Treinamentos de Líderes

Março
3                             Vigília de Oração
10 e 11                    A Começar em Mim: Mudança Radical
30 e 31                 Treinamentos de Líderes

Abril      
06                        Retiro Espiritual - CAMPO
27 e 28                 Treinamentos de Líderes
28                           Reunião Ordinário do Conselho do Campo

Maio
01                           Dia do Jovem Avivalista
12                           Jantar da Família
13                           Dia das Mães
25 e 26                 Treinamentos de Líderes

Junho
03                           DIP – Informar CONGREGAÇÕES
8, 9 e 10                Visita as CONGREGAÇÕES DO RN
10                           Batismo do Campo
23 e 24                 Treinamentos de Líderes

Julho
06 a 08                    EJC
21                           Culto Temático (Dia do Amigo)
27 e 28                    Treinamento de Líderes

Agosto   
04 e 05                    Adoração Sem Limites
12                           Dia dos Pais
31                            Treinamento de Líderes
               
Setembro
01                           Reunião Ordinária do Conselho do Campo
07 a 09                    Aniversário da Igreja/ Vigília
15, 16 e 17              Visita as CONGREGAÇÕES DO RN
28 e 29                    Treinamento de Líderes

Outubro
05 a 07                    ECC
12                           Dia das Crianças
26 e 27                    Treinamento de Líderes

Novembro
02                           Evento AVIVART
09, 10 e 11              Visita as CONGREGAÇÕES DO RN
17                           Avanço Missionário
30                           Treinamento de Líderes

Dezembro
01                           Treinamento de Líderes
09                           Batismo Oficial do CAMPO
25                           Culto de Natal
28 e 29                    Treinamento de Líderes
29                           Reunião Ordinária do Conselho do Campo
31                           Culto de Ano Novo